Algumas imagens deste blogue são montagens fotográficas que não têm como objetivo desprestigiar as pessoas nelas envolvidas. Se as próprias se sentirem lesadas as mesmas serão retiradas.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Arquivista? O que é isso?


A Biblioteca Vergílio Ferreira, em Gouveia, tem sido palco, ultimamente, de algumas iniciativas interessantes.
Quando se fala em bibliotecas, as pessoas, normalmente, associam a um espaço onde se guardam e consultam livros. A definição de biblioteca é um pouco mais abrangente, pois “é todo o espaço (concreto, virtual ou híbrido) destinado a uma coleção de informações, sejam escritas em folhas de papel”, digitalizadas ou outro tipo de materiais, tais como bancos de dados.
Se não estou errado, trabalham sete pessoas na biblioteca gouvitana. Entre elas uma arquivista!
Não pretendendo comentar as medidas do governo em querer cortar no número de funcionários públicos, por os considerar em número excessivo, mas posso interrogar-me sobre o que faz a arquivista. Pelo que me consta faz tudo menos as reais funções para aquilo que foi contratada (há largos anos). Ora, uma arquivista devia tratar, por exemplo, do arquivo municipal que é uma vergonha não estar concentrado num só local. Por falta de espaço não é certamente!
Richard Pearce-Moses referiu que os “arquivistas mantêm registos que possuem valor duradouro como memórias confiáveis do passado, e eles ajudam as pessoas a encontrar e entender as informações que precisam nesses registos”. É isto precisamente que se faz na Gouvitânia!
Falta saber se esta forma de trabalhar é comum nos outros concelhos do distrito...

 
Nota: Atenção que nada tenho contra a arquivista. Acho que é uma pessoa competente e que deveria ser melhor aproveitada pelo Município.

2 comentários:

  1. Arquivos Municipais são equipamentos que resultam da implementação ou não de politicas arquivísticas no município. São decisões politicas expressas 1º nos programas eleitorais e depois nos planos de actividades e orçamento dos municípios. A existência de um técnico com formação em arquivo que desempenha funções de bibliotecário (legitimadas pela lei) não dota - "por obra e graça do Espírito Santo". A Biblioteca Virgílio Ferreira é uma Biblioteca Publica, criada através de um programa nacional de leitura pública. A definição de biblioteca aqui colocada é redundante, e não é sobre"Bibliotecas Públicas". As Bibliotecas Publicas são muito mais que locais com colecções emprestáveis ou consultáveis. Pelo que conheço a Biblioteca Virgilio Ferreira cumpre a sua missão e o seu papel na comunidade e por acaso tem um técnico superior que um dia fez um curso de especialização em arquivos. Se quiser saber para que serve uma biblioteca pública pode ver aqui, no site da tutela. http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Portugues/bibliotecasPublicas/documentacaoBibliotecas/Documents/DiretrizesIFLA_2ed_rev.pdf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para começar não conheço a biblioteca "Virgilio Ferreira" em Gouveia... Não foi o meu interesse esmiuçar a definição de biblioteca aqui neste meu artigo, até porque se o fizesse de certeza que teria que escrever e aprofundar muito mais o tema. O intuito foi alertar para o facto que ao longo de vários anos nada se fez para se criar um arquivo! Aquilo que começa por referir no seu comentário vai de encontro ao que acabo de referir! A Biblioteca Vergilio Ferreira em Gouveia tem nos seus quadros uma arquivista. Algumas das funções que realiza como "bibliotecária", por exemplo, é ir às escolas do primeiro ciclo contar histórias e por vezes mascarada de palhaço. Com isto não quero dizer que é desprestigiante, mas acho que o Município, já devia ter feito algo em relação a este tema. Não é coisa que se faça em dois dias... Mas há quantos anos estamos assim?

      Eliminar